Pesquisa destaca necessidade de investimentos em marketing

Qualidade no atendimento, produtos e serviços de qualidade e um investimento constante em inovação. Esses são os pilares para qualquer empresa consolidar sua presença no mercado e ser lembrada pelo público. É avaliando a permanência das marcas na lembrança da população natalense que a pesquisa Top Natal completa 16 anos em 2017.

Paulo de Tarso, da Consult Pesquisa, alerta sobre desempenho das empresas junto ao público consumidor e ressalta a importância de se investir no marketing.

A pesquisa é realizada anualmente pelo Instituto Consult Pesquisa a pedido da TRIBUNA DO NORTE e premia as marcas mais citadas pelos entrevistados em diversas categorias. Paulo de Tarso Teixeira Ferreira, estatístico e diretor geral do instituto responsável por ouvir a população da capital potiguar, destaca um aspecto importante sobre os resultados: “quem não é visto não é lembrado”.

Essa frase reflete a necessidade das marcas investirem em um marketing de qualidade para conquistar seus potenciais clientes e ainda mantê-los fieis.

“A lembrança vem através de estímulos proporcionados pelo marketing direcionado ao seu público cliente ou clientes em potencial. A divulgação de uma marca faz com que ela seja conhecida, e o trabalho eficiente do marketing a direciona a ser escolhida”, avalia Paulo de Tarso.

Neste ano, como de praxe na pesquisa, foram ouvidas 600 pessoas, nas quatro zonas de Natal. Dentre homens e mulheres considerados potenciais clientes dos segmentos avaliados na pesquisa, foram citadas 1.231 marcas para as 35 categorias analisadas em 2017, refletindo “um mercado dinâmico e abrangente”, segundo Paulo de Tarso.

Anualmente, é comum a mudança de categorias contempladas na pesquisa. A principal diferença em relação a 2016 é que este ano retornou a categoria marca de roupa exclusivamente feminina. O diretor geral da Consult explica que “entre um ano e outro há sempre modificações em um número mínimo de segmentos, visto que existem muitos segmentos que podem ser investigados, e há um limite máximo de segmentos que podem fazer parte da mesma pesquisa”.

Outra mudança que atrai atenção das marcas é tocante à variação de percentual de lembrança. Essa taxa mostra quanto dos entrevistados mantém determinada marca na memória e o acompanhamento anual desse percentual contribui para que as marcas citadas avaliem se sua permanência junto aos consumidores está mais ou menos ameaçada pelos investimentos das concorrentes. “Por um lado, algumas marcas reduziram seu percentual de lembrança, alertando os profissionais para avaliar o que está acontecendo junto ao seu produto/serviço ou atendimento. Mas também tem aquelas marcas que ampliaram seu percentual ou voltaram a ser a mais citada do seu segmento, devido a uma comunicação mais direcionada aos potenciais clientes”, afirma Paulo de Tarso.

Também existem as marcas que se mantêm, desde o início da pesquisa, como líderes de seu segmento. A esses nomes, o estatístico atribui a condição de marcas fortes, consolidadas e em sintonia com o mercado. “O que contribui para que uma empresa permaneça na liderança da lembrança em seu segmento é uma combinação entre a sintonia junto aos clientes ou usuários dos serviços, entendendo seus anseios; os produtos oferecidos; o atendimento ao cliente; e um marketing institucional que represente positivamente a empresa”, diz.

Por outro lado, nos casos de marcas que perderam o posto de mais lembrada do seu segmento, Paulo de Tarso alerta para a necessidade de reconhecer as demandas do público. “A recuperação da primeira posição mais lembrada pelo consumidor natalense, ou a continuidade no Top, se dá mediante a empresa conhecer os anseios e desejos da população alvo do seu negócio. Conhecendo essas particularidades, o trabalho é conquistar esse público através do que a empresa tem de melhor a oferecer”, conta o estatístico.

A cerimônia de premiação da revista TOP NATAL acontecerá no próximo dia 9, no Olimpo Recepções, em Candelária. A revista, com as marcas mais lembradas, será publicada no dia seguinte, encartada na edição da TRIBUNA DO NORTE. A Top Natal 2017 tem patrocínio da Assembleia Legislativa, FIERN, Fecomércio e Sebrae/RN.

Fonte: www.tribunadonorte.com.br